O termo é derivado de "en" = dentro e "zima" = levedura. As enzimas são moléculas de proteína bastante grandes e complexas que agem como catalisadoras em reacções bioquímicas.
Como agem as enzimas?
Elas controlam várias funções vitais incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerar a reacção dos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes.
As enzimas conectam-se às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo a que menos energia (de activação) seja necessária para que as reacções ocorram.
Se as enzimas estivessem ausentes, as reacções químicas seriam lentas demais para dar suporte à vida.
As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima actua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbónico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas.
De onde surgem as enzimas?
As células usam a informação dos nossos genes para fabricar proteínas, as quais são usadas para várias funções. A enzima é uma dessas proteínas. As células possuem de 2000 a 3000 enzimas diferentes em cada uma. Células diferentes possuem enzimas diferentes.
Sinceramente nao fazia ideia de que existiam tantas enzimas em cada célula. Mas acaba por ter lógica devido a ser tão especificas.
E as raizes do termo "enzima" não deixa de ser curioso. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário