quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Virus...será que são todos mauzinhos?

Um vírus comum inofensivo para os seres humanos consegue destruir células cancerígenas no corpo e pode ser a chave para um novo tipo de tratamento contra a doença, afirmaram hoje investigadores dos Estados Unidos. O vírus, chamado adeno-associado tipo 2, ou AAV-2, está presente em cerca de 80% da população mundial.
"Os nossos resultados sugerem que o vírus adeno-associado tipo 2, que contamina a maior parte da população sem provocar doenças, mata vários tipos de células cancerígenas e não ataca as células saudáveis", afirmou Craig Meyers, da Faculdade de Medicina da Penn State, na Pensilvânia (EUA). "Acreditamos que o AAV-2 reconhece que as células cancerígenas são anormais e as destrói. Isso sugere que o AAV-2 tem um grande potencial para ser transformado num agente de combate ao cancro", afirmou Meyers em comunicado. Segundo o investigador, em declarações dadas num encontro da Sociedade Americana de Virologia, os estudos mostraram que mulheres infectadas pelo AAV-2 e que também tinham um vírus que provoca verrugas, chamado HPV, desenvolveram cancro cervical com menos frequência do que as mulheres sem o AAV-2.
O AAV-2 é um pequeno vírus que não consegue se reproduzir sozinho e precisa da ajuda de outro vírus para fazê-lo. Mas, com a ajuda de um segundo vírus, ele mata células. Para o estudo, Meyers e seus colegas primeiro infectaram amostras de células humanas com o HPV - algumas cepas desse vírus podem provocar cancro na coluna cervical. Então eles infectaram essas células e células normais com o AAV-2. Passados seis dias, todas as células contaminadas pelo HPV acabaram morrendo. O mesmo aconteceu com células de cancro cervical, de seio e de próstata. Todos são cancros que atacam células epiteliais, as que formam a pele e o revestimento interno e externo dos órgãos. "Uma das descobertas mais atraentes é a de que o AAV-2 aparentemente não tem efeito patológico nas células saudáveis", disse Meyers. "Várias terapias contra o cancro são tão venenosas para as células saudáveis quanto para as células cancerígenas. Uma terapia que seja capaz de distinguir entre células saudáveis e cancerígenas poderia ser mais fácil de suportar pelos doentes com cancro".
É importante ver que afinal nem todos os virus têm necessariamente que ser maleficos e alguns podem aparentemente ser uteis. Vem mudar um pouco a ideia que tinha de que os virus são um problema para a vida. Afinal alguns podem ajudar, a Natureza não deixa nada ao acaso..hahaha.
Mas o mais importante é aprecebermo-nos da importancia da investigação biologica, neste caso em concreto a investigação genética.


Nota: Não tem fonte porque por incrivel que pareça não consegui voltar à pagina de onde tirei isto. Pura e simplesmente não consigo abri-la de novo...mas vou voltar a tentar mais tarde. :)

Um comentário:

João Miguel disse...

Pois e Valter…pelos vistos nem todos são maus…isto pode ser um grande passo para o futuro…seria engraçado fazermos uma espécie de “fogo contra fogo”. Mas tudo é possível…só resta esperar que os avanço continuem e que seja possível acabar com algumas doenças, entre os uma que é causada por um vírus que é a SIDA"